Home / Acervo Botânico / Canna patens, beri-silvestre

Canna patens, beri-silvestre

 

Canna patens | Jardim de Calatéia

Detalhe da flor da Canna patens, foto de Ademir Carosia

Dados Botânicos

Nome CientíficoCanna patens (Aiton) Roscoe;

Sin.: Canna limbata Roscoe; Canna montana Blume; Canna humilis Bouché; Canna auravittata Lodd.;

Nome popular: beri-silvestre, bananeirinha, cana indica;

Família: Cannaceae;

Ocorrência: Brasil;

Ciclo de vida: Anual;

Luminosidade: Pleno sol e meia-sombra;

Irrigação: 2 vezes por semana;

Clima: Tropical e subtropical.

Floração: Primavera e verão, principalmente.

Dificuldade: Baixa.

Muito comum na mata-atlântica do sul do país, a  Canna patens é uma herbácea rizomatosa, com folhas e flores ornamentais. As folhas são brilhantes e persistentes ao longo da haste, assemelhando-se a das bananeiras, daí o seu nome popular. Diz-se perene, em função de manter-se a touceira verde e florida durante todo o ano. No entanto, para manter o agrupamento sempre vistoso, aconselha-se o corte da haste cuja floração terminou e que, após a frutificação, decai a beleza da planta, como nas bananeiras.

A semente é esférica, preta, e germina facilmente em contato com a água, especialmente nos meses mais quentes. Outra forma eficaz de obtenção de mudas é através da divisão de touceiras.

A inflorescência é termina e abre-se como se estivesse apontando muitos dedos. São as brácteas, normalmente amarelas, que sustentam flores de coloração vermelha, normalmente com a parte interna levemente amarelada. 

Cuidados básicos e adubação

Trata-se de espécie de fácil cultivo, e ideal para jardins tropicais. Como outras da família Cannaceae, é planta de encosta, que surge ao longo do curso d\’agua da chuva. Daí que o solo deve ser bem drenado e com irrigação constante, ou mantido úmido.

As mudas podem ser obtidas por semente ou por divisão de touceiras.

Canna patens (Aiton) Roscoe no paisagismo 

Espécie muito rústica, o beri-silvestre vai bem para compor bordas, renques ou como grupos isolados a pleno sol. 


Arte Botânica

Imagens retiradas do http://www.plantillustrations.org

Canna patens, arte botanica

A partir do Encyclopedia of life

 


Referências e links interessantes

 

http://ademircarosia.blogspot.com.br/2011/07/beri-silvestre.html

 

Eol.org

 

Plantas Ornamentais no Brasil livro de Hari Lorenzi e Hermes Moreira de Souza. Clique no link para ir a livraria cultura.

 

 

About Frederico Teixeira Gorski

Frederico Teixeira Gorski é bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Estudou Teatro na Universidade Estadual de Santa Catarina e iniciou seus estudos em paisagismo com a professora Jane Pilotto, no curso Paisagismo Ecológico. Desde a Psicologia, interessou-se pelo estudo do Espaço Urbano. Em 2011, criou a primeira versão do Jardim de Calatéia como blog, com a intenção de transformá-lo em um portal que reunisse artigos que abrangessem desde a Arquitetura Paisagística, até o estudo botânico, passando pelas artes visuais.