Home / Acervo Botânico / Celosia argentea, crista-de-galo

Celosia argentea, crista-de-galo

Celosia argentea, perpétua

Uma das muitas plantas cuja duração das flores rende-lhe o nome perpétua. Arquivo Jardim de Calatéia.

Dados Botânicos

Nome Científico: Celosia argentea L.;

Nome popular: Crista-de-galo-plumosa, celósia-plumosa, suspiro, crista-plumosa;

Família: Amaranthaceae.

Ocorrência: Índia

Ciclo de vida: Anual

Luminosidade: Sol pleno, meia-sombra;

Irrigação: regular, 2 a 3 vezes por semana, o solo deve ser mantido úmido, sem encharcar;

Clima: Tropical.

Floração: Ano inteiro.

Dificuldade: Baixa.

Ideal para o cultivo em jardineiras, ou como forração, a Celosia argentea L., ou crista-de-galo, é uma herbácea anual, com inflorescências plumosas e de coloração variada, sendo muito comum nas cores amarela, vermelha e violácea. Ocorrem comumente dois cultivares: kimono, cuja altura não ultrapassa os 30 cm. de altura, e century, que pode atingir mais de um metrô e tem as flores ligeiramente maiores que a primeira. Nesse artigo, as fotos da inflorescência violácea são do cultiva century, e as outras da variedade kimono.

Além do uso paisagístico, para compor jardineiras e forrações, é utilizada como flor de corte, devido a durabilidade das flores que, a maneira das perpétuas do gênero Gomphrena, têm atrativo ornamental mesmo após  desfalecerem. O cultivo através de sementes é facílimo, podendo as mesma germinarem ao pé da planta mãe.

Cuidados básicos e adubação

Prefere solos ricos em matéria orgânica, com boa drenagem. O cultivo se dá preferencialmente a pleno sol, especialmente com o cultivar kimono. As regas devem ser freqüentes, com intervalos de no máximo 3 dias, conforme o clima. Como é planta de rápido crescimento, a semeadura é feita normalmente na primavera, tendo vista o florescimento durante o verão. 

Crista-de-galo no paisagismo paisagístico

Embora seja bastante utilizada como forração, minha preferência é pelo uso em jardineiras, dando colorido especial principalmente se fixadas em janelas, ou na amparo de sacadas. 


Arte Botânica

Imagens retiradas do http://www.plantillustrations.org

 


Referências e links interessantes

Wikipedia

Plantas Ornamentais no Brasil livro de Hari Lorenzi e Hermes Moreira de Souza. Clique no link para ir a livraria cultura.

About Frederico Teixeira Gorski

Frederico Teixeira Gorski é bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Estudou Teatro na Universidade Estadual de Santa Catarina e iniciou seus estudos em paisagismo com a professora Jane Pilotto, no curso Paisagismo Ecológico. Desde a Psicologia, interessou-se pelo estudo do Espaço Urbano. Em 2011, criou a primeira versão do Jardim de Calatéia como blog, com a intenção de transformá-lo em um portal que reunisse artigos que abrangessem desde a Arquitetura Paisagística, até o estudo botânico, passando pelas artes visuais.