Home / Acervo Botânico / Hibiscus rosa-sinensis, hibisco

Hibiscus rosa-sinensis, hibisco

hibisco, plantas comestíveis, hibicus rosa-sinensis

Cultivado em diversas formas e variedades, o hibisco é um dos arbustos mais utilizados no paisagismo e também é comestível.

Dados Botânicos

Nome Científico: Hibiscus rosa-sinensis L.;

Nome popular: hibisco, mimo-de-venus, hibisco-da-china, graxa-de-estudante, hibisco-tropical;

Família: Malvaceae.

Ocorrência: Ásia

Ciclo de vida: Perene

Luminosidade: Sol pleno;

Irrigação: regular;

Temperatura: Tropical

Floração: Ano inteiro.

Dificuldade: Baixa.

Flor símbolo do Havaí, o hibisco é muito difundido no Brasil como espécie ornamental, seja em para compor renques, como cerca-viva, planta isolada ou condusido como arvoreta, sempre com abundância de sol. A grande variedade de cores e formas levou alguns autores, como Hari Lorenzi, a dividir a espécie em dois grupos na apresentação: um de folhas mais estreitas, variegatas e de flores com pétalas crespas, outro com folhas largas e flores mais com pétalas inteiras. A distinção se aplica também, em parte, ao uso paisagístico, sendo as de folhas variegadas geralmente mais utilizadas como planta isolada, aproveitando a beleza das folhas e salientando a beleza escultural dessa planta quando não sofre poda excessiva.

Esse Hibiscus rosa-sinensis L. é apenas uma das muitas espécies cultivadas mundo afora. No Brasil, são cinco as comumente utilizadas. No entanto, a rosa-sinensis é certamente a mais difundida. Seu uso indiscriminado deve ter sido a razão pela qual, nos últimos anos, o hibisco saiu de moda, sendo considerado por muitos paisagistas como “brega”.

Deve-se atribuí-lo a ignorância, pois a família Malvaceae, à qual pertencem os hibiscus, além de conter inúmeras espécies de uso ornamental conhecido e variado, faz parte da própria história humana. Grande parte dessas plantas, inclusive a Hibiscus rosa-sinensis L., que agora vemos, são comestíveis e sua lenha também é de grande utilidade. Diz-se, por exemplo, que é a lenha do hibisco a ideal para iniciar fogo sem fósforo ou outro recurso.

 

Cuidados básicos e adubação

O hibisco é uma planta bem adaptada ao nosso território, mas não resiste a uma boa geada. De resto, é de fácil cuidados, necessitando apenas de boas regas logo que plantada. A adubação pode ser feita uma vez por ano, sempre na parte extremidade da cova com composto ou terra vegetal. 

O hibisco na culinária

No Brasil, é normalmente utilizado como chá. Embora a espécie mais utilizada seja a H. acetosella Welw. ex Hiern, o Hibiscus rosa-sinensis L. também é espécie comestível. No entanto, convém recorrer a um especialista para averiguar se a espécie que possui é realmente o rosa-sinensis e se a variedade é realmente comestível antes de sair coletando as pétalas. O site hibiscus.org (em inglês, traz algumas dicas de quais espécies podem ser utilizadas dessa maneira.

Além do chá, pode ser usado para fazer refrescos, drinks e até como tempero, a maneira da rosa. Consulte o Jardim Comestível, para receitas com hibiscos, como o delicioso drinque Água da Jamaica.

Hibisco no paisagismo

A utilização mais comum é como cerca viva. No entanto, também é comumente utilizada como planta isolada ou arvoreta.


Arte Botânica

Imagens retiradas do http://www.plantillustrations.org

 

 


Referências e links interessantes

hibiscus.org

Plantas Ornamentais no Brasil livro de Hari Lorenzi e Hermes Moreira de Souza. Clique no link para ir a livraria cultura.

About Frederico Teixeira Gorski

Frederico Teixeira Gorski é bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Estudou Teatro na Universidade Estadual de Santa Catarina e iniciou seus estudos em paisagismo com a professora Jane Pilotto, no curso Paisagismo Ecológico. Desde a Psicologia, interessou-se pelo estudo do Espaço Urbano. Em 2011, criou a primeira versão do Jardim de Calatéia como blog, com a intenção de transformá-lo em um portal que reunisse artigos que abrangessem desde a Arquitetura Paisagística, até o estudo botânico, passando pelas artes visuais.