Home / Acervo Botânico / Neomarica caerulea, falso íris

Neomarica caerulea, falso íris

Dados botânicos
neomarica caerulea

Foto de Dagmar Laus. As folhas por detrás não são da mesma planta.

Nome Científico: Neomarica caerulea (Ker Gawl.) Sprague;

Nome popular: falsa íris, lírio-roxo-das-pedras;

Família: Iridaceae

Ocorrência: Brasil

Ciclo de vida: Perene;

Luminosidade: Sol pleno ou meia-sombra;

Irrigação: periódica (1 ou 2 vezes por semana);

Clima: Subtropical.

Floração: Primavera e verão. As flores duram um único dia. 

Dificuldade: Baixa.

 

Neomarica caerulea, ou falso-íris, é uma planta da família das Iridaceas, à qual pertencem, além dos Íris, a Belamcanda chinensis e a Neomarica candida. Herbácea rizomatosa, perene, com folhas laminares e longas, dispostas em leque. Pode chegar a 1,20m de altura, e é ideal para compor bordaduras ao longo de muros. As inflorescências são altas, eretas, com haste alada. As flores são violáceas, grandes, com o interior riscado por linhas marrons.

As flores abrem-se durante o nascer do dia e fecham-se logo ao serem polinizadas. Em geral, duram no máximo um dia, mas abundam durante os meses de primavera principalmente, proporcionando um espetáculo muito bonito. O cultivo e a reprodução são bastante fáceis.

CuriosidadesPragas e doençasCultivo e Reprodução
Em inglês, é conhecida como 12 apostles, porque o senso comum acredita que ela não floresce antes de ter 12 folhas.

Outro nome comum é o de íris andante, porque o peso do broto que nasce na ponta das folhas as faz recurvar, de forma que ao tocar o chão, a nova planta fixa raízes.

O cultivo deve ser feito em canteiros bem drenáveis, com irrigação periódica. É recomendável espaçamento entre 45-60cm entre as plantas.

A reprodução é feita através de sementes, divisão da planta, ou através dos brotos que surgem na ponta das folhas ao final da floração.


Arte Botânica

neomarica caerulea

Exotic Flora, de WJ Hooker, 1827

neomarica caerulea

Curtis’s Botanical Magazine, 1866

neomarica caerulea

Exotic Flora de WJ Hooker, 1827


Referências

Plantas ornamentais no Brasil

Dave’s Garden

Plant Illustrations.org

Gênero Neomarica na Wikipedia, em inglês

About Frederico Teixeira Gorski

Frederico Teixeira Gorski é bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Estudou Teatro na Universidade Estadual de Santa Catarina e iniciou seus estudos em paisagismo com a professora Jane Pilotto, no curso Paisagismo Ecológico. Desde a Psicologia, interessou-se pelo estudo do Espaço Urbano. Em 2011, criou a primeira versão do Jardim de Calatéia como blog, com a intenção de transformá-lo em um portal que reunisse artigos que abrangessem desde a Arquitetura Paisagística, até o estudo botânico, passando pelas artes visuais.