Home / Acervo Botânico / Sanchezia oblonga, sanquésia

Sanchezia oblonga, sanquésia

 

sanquézia, sanchezia oblonga

Arbusto muito ornamental, a sanquézia é uma ótima opção para quem quer de atrair beija-flores ao jardim. Fotos de Dagmar Laus.

Dados Botânicos

Nome Científico: Sanchezia oblonga Ruiz. & Pav.;

Sin.Sanchezia nobilis Hook.;

Nome popular: Sanquésia;

Família: Acanthaceae; 

Ocorrência: Equador;

Ciclo de vida: Perene;

Luminosidade: Sol-pleno e meia-sombra;

Irrigação: regular, 1 a 2 vezes por semana, o solo deve ser mantido úmido, sem encharcar;

Clima: tropical e subtropical

Floração: ano todo.

Dificuldade: Baixa.

Arbusto perene, de coloração marcante, a sanquésia (Sanchezia oblonga Ruiz & Pav.) apresenta folhas verdes com nervuras amareladas. A flor é amarela, envolta em brácteas (modificação da folha que envolve e protege a flor) vermelhas. Natural do Equador e da Bolívia, esse arbusto vigoroso pode atingir até 3 metros de altura, sendo ideal para a composição de conjuntos e renques ao longo de muros ou ornamentando a fachada arquitetônica, como aparece na foto acima.

Além do atrativo ornamental que exerce, as flores são muito visitadas por beija-flores. Não exige muitas podas, mas pode se beneficiar delas para permanecer renovado ano a ano.

Cuidados básicos e adubação

O solo deve ser preparado com húmus ou composto orgânico, com boa drenagem e mantido úmido.  A adubação, como de praxe, deve ser feita no final do outono ou começo do inverno. Cultivado preferencialmente a meia-sombra (4-5 horas de luz direta).

Sanquésia no paisagismo

Apesar do porte alto, sua estrutura recomenda o uso em conjuntos para conferir maior efeito, sendo indicado para dar volume no acompanhamento de muros ou ornamentar a faxada arquitetônica. Como toda planta que atrai muitos beija-flores, seu simbolismo está ligado ao filtro de energias e, portanto, é bom colocá-la em locais estratégicos, como a entrada de casa.


Arte Botânica

Imagens retiradas do http://www.plantillustrations.org

 


Referências e links interessantes

Plantas Ornamentais no Brasil livro de Hari Lorenzi e Hermes Moreira de Souza. Clique no link para ir a livraria cultura.

About Frederico Teixeira Gorski

Frederico Teixeira Gorski é bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Estudou Teatro na Universidade Estadual de Santa Catarina e iniciou seus estudos em paisagismo com a professora Jane Pilotto, no curso Paisagismo Ecológico. Desde a Psicologia, interessou-se pelo estudo do Espaço Urbano. Em 2011, criou a primeira versão do Jardim de Calatéia como blog, com a intenção de transformá-lo em um portal que reunisse artigos que abrangessem desde a Arquitetura Paisagística, até o estudo botânico, passando pelas artes visuais.