Dados Botânicos
Nome Científico: Sanchezia oblonga Ruiz. & Pav.;
Sin.: Sanchezia nobilis Hook.;
Nome popular: Sanquésia;
Família: Acanthaceae;
Ocorrência: Equador;
Ciclo de vida: Perene;
Luminosidade: Sol-pleno e meia-sombra;
Irrigação: regular, 1 a 2 vezes por semana, o solo deve ser mantido úmido, sem encharcar;
Clima: tropical e subtropical;
Floração: ano todo.
Dificuldade: Baixa.
Arbusto perene, de coloração marcante, a sanquésia (Sanchezia oblonga Ruiz & Pav.) apresenta folhas verdes com nervuras amareladas. A flor é amarela, envolta em brácteas (modificação da folha que envolve e protege a flor) vermelhas. Natural do Equador e da Bolívia, esse arbusto vigoroso pode atingir até 3 metros de altura, sendo ideal para a composição de conjuntos e renques ao longo de muros ou ornamentando a fachada arquitetônica, como aparece na foto acima.
Além do atrativo ornamental que exerce, as flores são muito visitadas por beija-flores. Não exige muitas podas, mas pode se beneficiar delas para permanecer renovado ano a ano.
- Sanquézia é uma flor que ocorre naturalmente desde a Amazônia equatoriana, até o estado brasileiro do Acre.
Cuidados básicos e adubação
O solo deve ser preparado com húmus ou composto orgânico, com boa drenagem e mantido úmido. A adubação, como de praxe, deve ser feita no final do outono ou começo do inverno. Cultivado preferencialmente a meia-sombra (4-5 horas de luz direta).
Sanquésia no paisagismo
Apesar do porte alto, sua estrutura recomenda o uso em conjuntos para conferir maior efeito, sendo indicado para dar volume no acompanhamento de muros ou ornamentar a faxada arquitetônica. Como toda planta que atrai muitos beija-flores, seu simbolismo está ligado ao filtro de energias e, portanto, é bom colocá-la em locais estratégicos, como a entrada de casa.
Arte Botânica
Imagens retiradas do http://www.plantillustrations.org
- Publicada em Les plantes a feuillage, 1870
- Publicada no Curtis’ Botanical Magazine, em 1866
Referências e links interessantes
Plantas Ornamentais no Brasil livro de Hari Lorenzi e Hermes Moreira de Souza. Clique no link para ir a livraria cultura.