Home / Acervo Botânico / Sansevieria trifasciata, espada de são jorge

Sansevieria trifasciata, espada de são jorge

sansevieria trifasciata, espadada de sao jorge

Sansevieria trifasciata var. laurentii (De Wild.) N. E. Br. Muito popular no Brasil, é uma espécie africana, de folhas lanceoladas, que lhe rendem a alcunha Espada-de-São-Jorge

 

Dados Botânicos

Nome CientíficoSansevieria trifasciata Prain.;

Sin.Sansevieria trifasciata var. laurentii (De Wild.) N. E. Br.;

Nome popular: espada-de-são-jorge, rabo-de-lagarto, língua-de-sogra, sanseviéria;

Família: Asparagaceae;

Ocorrência: Africa;

Ciclo de vida: Perene;

Luminosidade: Pleno sol e Meia-sombra;

Irrigação: A intervalos;

Clima: Tropical e subtropical.

Floração: ano todo.

Dificuldade: Baixa.

Sansevieria trifasciata possui, além da variação laurentii, aqui apresentada, duas outras: a \’Bantels sensation\’, e a \’Hahnii\’, conhecida como espadinha. Trata-se de uma herbácea perene, rizomatosa, acaule, que atinge até 90cm de altura. Possui duas variedades de folhagem: com bordas amarelas e marmorizada com manchas verde clara transversais. É planta pouco exigente em termos de solo e irrigação, e seu plantio deve supor certos cuidados para que não se torne planta invasora: canteiros com separação e podas anuais para conter novas brotações que possam invadir outras áreas.

Planta bem conhecida no Brasil, a Espada-de-são-jorge está relacionada aos cultos do Candomblé e Umbanda, sendo considerada planta de proteção na sabedoria popular. 

No Candomblé, é ligada ao culto de Ogum, equivalente a São Jorge da Capadócia, na Umbanda. Também ocorre ser vinculada a Oxóssi, embora isso seja menos conhecido. A sabedoria popular não é de todo vã em suas atribuições. A planta, considerada purificadora de energias nesses cultos, teve recentemente sua fama aumentada pela divulgação de estudos da Nasa, que corroboram a tese de que seja purificadora de ar, sendo, assim, aconselhada para ambientes fechados. 

A fama de purificadora do ar ganhou novo impulso recentemente com a divulgação de estudos feitos pelo cientista Bill Wolverton, em parceria com a Nasa. A história é verdadeira, basta seguir o link para verificar. A descrição da Sanseviera trifasciata como purificadora de ar aparece no livro How to grow fresh – 50 houseplants that purify your home or office.

Cuidados básicos e adubação

Pouco exigente em termos de adubação do solo, a espada-de-são-jorge é uma planta com alto potencial invasivo quando plantada em canteiros ao ar livre. A disseminação por rizoma e o rápido crescimento da planta facilitam sua multiplicação, podendo se tornar um incômodo para o jardineiro. Por isso, quando não for plantada em vasos, recomenda-se cortes anuais para reduzir a população.

Sansevieria trifasciata var. laurentii (De Wild.) N. E. Br. no paisagismo 

Utilizada principalmente em vasos e jardineiras. Também é comum o plantio em canteiros como bordadura ou para compor maciços.


Arte Botânica

Imagens retiradas do http://www.behance.net/gallery/Tarja-Barton-Botanical-Illustration-Portfolio/7289641

 

sansevieria trifasciata, espada-de-sao-jorge

Desenho de Tarja Barton. No detalhe, formação radicular e foliar da sansévieria.

 


Referências e links interessantes

Nasa.gov

Wolverton Environmental Services – Bill Wolverton

Plantas Ornamentais no Brasil livro de Hari Lorenzi e Hermes Moreira de Souza. Clique no link para ir a livraria cultura.

About Frederico Teixeira Gorski

Frederico Teixeira Gorski é bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Estudou Teatro na Universidade Estadual de Santa Catarina e iniciou seus estudos em paisagismo com a professora Jane Pilotto, no curso Paisagismo Ecológico. Desde a Psicologia, interessou-se pelo estudo do Espaço Urbano. Em 2011, criou a primeira versão do Jardim de Calatéia como blog, com a intenção de transformá-lo em um portal que reunisse artigos que abrangessem desde a Arquitetura Paisagística, até o estudo botânico, passando pelas artes visuais.