Home / Acervo Botânico / Zinnia elegans, zínia

Zinnia elegans, zínia

 Zinnia elegans, zínia

Dados Botânicos

Nome CientíficoZinnia elegans Jacq.;

 Sin.Zinnia peruviana (L.) L.; Chrysogonum peruvianum L.; Zinnia multiflora L.; Zinnnia pauciflora L.

Nome popular: capitão, moça-e-velha, canela-de-velho, zínia;

Família: Asteraceae (Compositae)

Ocorrência: México

Ciclo de vida: Anual;

Luminosidade: Sol pleno;

Irrigação: 1 – 2 vezes por semana;

Clima: Equatorial, tropicalsubtropical, temperado.

Floração: Verão.

Dificuldade: Baixa.

Zinnia elegans é uma herbácea anual de folha séssil (não apresenta bainha, nem pecíolo) de formato sagitado, 40-60 cm de altura, com múltiplas flores amarelas que surgem cercadas por brácteas de coloração variada conforme o cultivar (branco, vermelho, púrpura, rósea ou violácea). 

Originária do México e de ocorrência secundária na Nicarágua e Panamá, habita as margens de bosques de Azinheira (Quercus ilex), no sudoeste mexicano, caminhos, pastos e campos abandonados. É considerada planta naturalizada no Brasil e freqüentemente escapo dos limites do cultivo.

O gênero Zinnia foi batizado por Carl von Linné em homenagem ao médico e botânico alemão Johann Gottfried Zinn (1727-1759). 

Na simbologia flora, a flor-de-capitão significa “inconstância”.

Cuidados básicos e adubação

O plantio deve ser feito preferencialmente por sementes, uma vez que a zínia não suporta o transplante. Terra fértil com boa drenagem e molhada a intervalos regulares (uma ou duas regas semanais são suficientes) dão conta de plantas saudáveis. 

Para manter a floração abundante por mais tempo, procure cortas as flores que começam a decair.

Zinnia elegans Jacq. no paisagismo 

Muito difundida na Europa e América do Norte, assim como no Brasil, para compor bordaduras, vasos e jardineiras, especialmente durante o verão, quando florescem melhor.


Arte Botânica

Imagens retiradas do http://www.plantillustrations.org


Referências e links interessantes

Jardin! L’Encyclopédie

Conabio Mexico

Tropicos.org

Plantas Ornamentais no Brasil livro de Hari Lorenzi e Hermes Moreira de Souza. Clique no link para ir a livraria cultura.

About Frederico Teixeira Gorski

Frederico Teixeira Gorski é bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Estudou Teatro na Universidade Estadual de Santa Catarina e iniciou seus estudos em paisagismo com a professora Jane Pilotto, no curso Paisagismo Ecológico. Desde a Psicologia, interessou-se pelo estudo do Espaço Urbano. Em 2011, criou a primeira versão do Jardim de Calatéia como blog, com a intenção de transformá-lo em um portal que reunisse artigos que abrangessem desde a Arquitetura Paisagística, até o estudo botânico, passando pelas artes visuais.