Home / Apresentação

Apresentação

Marantha leuconeura, arte botânica

Marantha leuconeura, também chamada Calatéia, embora não seja do gênero Calathea. Planta brasileira que de delicada composição foliar.

 

Jardim de Calatéia é um site que mistura a temática do Paisagismo e da Jardinagem com elementos artísticos e culturais. Nasceu como um blog pessoal, em junho de 2011, a fim de unir as pesquisas do autor, Frederico Gorski, em torno da arquitetura teatral e a paixão pelas plantas e pelo paisagismo. Com o passar do tempo, e o acúmulo de conteúdos variados, surgiu a necessidade de organizar os textos de forma a apresentar ao leitor uma perspectiva menos rígida sobre esses assuntos. Daí Jardim de Calatéia, que é, ao mesmo tempo, o jardim de uma personagem fictícia, espécie de Ártemis protetora das plantas e das artes, e homenagem as Calatheas, gênero pertencente a família das Maranthaceae (Não confundir com Amarantaceae).

Cala, do grego kalós, significa bela; Thea, também do idioma helênico, significa deusa. Jardim de Calatéia, jardim da deusa protetora das flores e da arte de compor jardim. Também um site destinado quem procure e queira compartilhar dicas de jardinagem, pesquisar sobre Arquitetura Paisagística e buscar inspiração na produção em LandArt mundo afora.

É mantido e editado por Frederico Gorski.

Conheça os colaboradores do Jardim de Calatéia

Dagmar Laus

dagmar

Gaúcha, esquerdista desde criancinha, pedagoga, leitora compulsiva, fotógrafa de horas vagas,amante da justiça e da liberdade, mãe,avó coruja y otras cositas. Colabora com fotos de espécies vegetais para o Jardim de Calatéia. Mantém o blog de fotografia: http://horasvagasfotografia.blogspot.com/

Luis Renato

luis

Apaixonado por Formula 1, divide seu tempo livre entre seus três passatempos prediletos: orquídeas, aquários e fotografia. Odeia ervilhas. Mantém um blog chamado Orquidário Faísca, onde conta suas peripécias no mundo da orquidofilia. Colabora com textos sobre orquídeas para o Jardim de Calatéia e mantém um blog próprio sobre o assunto: http://www.orquidariofaisca.com.br