Home / Arquitetura Paisagística / 25 Verde, de Luciano Pia

25 Verde, de Luciano Pia

25 verde, luciano pia

As sacadas de 25 Verde são parte de uma estrutura metálica que sustenta a parede ecológica do edifício.

Um edifício de apartamentos com estruturas gigantes que suportam árvores não menos imponentes. Cento e cinquenta só na fachada, para ser preciso. 25 Verde é um projeto do arquiteto Luciano Pia para um edifício residencial em Turin, que levou cinco anos para ser construído, de 2007-2012. O resultado pode ser visto através das fotos abaixo, ou diretamente via googlemaps.

A impressionante cobertura vegetal exterior é, segundo o site italiano divisare, capaz de absorver 200mil litros/hora de dióxido de carbono, à noite, e de produzir 150mil litros/hora de oxigênio, durante o dia. Além de promover conforto térmico e sonoro, regulando a entrada de luz conforme a época do ano (utiliza-se especialmente de espécies caducas), o “artifício” reduz o impacto da transição interior/exterior. 

A estrutura metálica exterior, com patamares irregulares, sustentados por vigas de aço e acompanhados por chapas metálicas em formato de árvore, foi pensada para dar a impressão de que o próprio edifício era uma organismo vivo.

De acordo com o site de Luciano Pia, todo o prédio pode ser visto como sustentável, uma vez que possui um sistema de isolamento contínuo, além de um sistema de aquecimento e resfriamento geotérmico. A própria rega das plantas do edifício é feita com aproveitamento da água da chuva.

Além do aspecto ecológico, a forma orgânica da arquitetura do edifício chama atenção mesmo entre os edifícios contemporâneos que se propõem a ser uma floresta vertical. Ao invés de simplesmente esconder-se por trás da fachada verde, o prédio irrompe através dela, de tal maneira que é difícil dizer se foi o verde quem o tomou de assalto, ou o contrário. 

About Frederico Teixeira Gorski

Frederico Teixeira Gorski é bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Estudou Teatro na Universidade Estadual de Santa Catarina e iniciou seus estudos em paisagismo com a professora Jane Pilotto, no curso Paisagismo Ecológico. Desde a Psicologia, interessou-se pelo estudo do Espaço Urbano. Em 2011, criou a primeira versão do Jardim de Calatéia como blog, com a intenção de transformá-lo em um portal que reunisse artigos que abrangessem desde a Arquitetura Paisagística, até o estudo botânico, passando pelas artes visuais.