Home / Arquitetura Paisagística / A casa do chame-chame de Lina Bo Bardi

A casa do chame-chame de Lina Bo Bardi

Esse Artigo é uma atualização
Esse post é uma atualização e reedição de um dos primeiros artigos do Jardim de Calatéia.

Casa do Chame-chame, em Salvador

Nessa foto, podemos ver como a casa abraça a jaqueira. Ao lado, uma bougainville, e o muro, que, de longe, parece transformar o material da casa em vegetação

Lina Bo Bardi nunca foi conhecida como uma paisagista. De fato, ela nunca pretendeu ser uma, nem realizou trabalhos na área. Não, ao menos, na maneira como normalmente costumamos entender o trabalho paisagístico. Mas a sua produção arquitetônica não deixa escapar a sua preocupação com a paisagem, com a produção e o desenho do espaço, enfim. Sou fã incondicional dos trabalhos dela, devo afirmar. Por isso, logo no início do Jardim de Calatéia, publiquei um post só com imagens dessa casa do chame-chame projetada por Lina, em Salvador. Trata-se de um dos poucos trabalhos para particulares (foram, ao todo, três casas, incluindo a sua), em toda a carreira, preocupada, ademais, com áreas e edifícios públicos. O famoso vão livre, do Masp, por sinal, não pode ser ignorado quando formos pensar como seu trabalho de Arquiteta manteve uma preocupação com a Paisagem.

No caso dessa casa, é impressionante não apenas o jardim vertical que projeta, mas também a maneira como desenha a casa em torno de uma Jaqueira. Relatos dos antigos donos atestam que Lina trabalhou para convencer os proprietários de que a Jaqueira era uma preciosidade que não poderia vir abaixo. E, assim, ela conseguiu projetou um edifício que, em parte, destoa do conjunto de sua obra: extremamente orgânico, quase não possui linhas retas.

Infelizmente, a casa do chame-chame foi derrubada, e o terreno sustenta, hoje, um edifício… arto, como diria Adoniran.

Casa do Chame-Chame em Salvador

A casa projetada por Lina trazia um vistoso jardim vertical, que se confundia com o própio material da casa.

 

About Frederico Teixeira Gorski

Frederico Teixeira Gorski é bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Estudou Teatro na Universidade Estadual de Santa Catarina e iniciou seus estudos em paisagismo com a professora Jane Pilotto, no curso Paisagismo Ecológico. Desde a Psicologia, interessou-se pelo estudo do Espaço Urbano. Em 2011, criou a primeira versão do Jardim de Calatéia como blog, com a intenção de transformá-lo em um portal que reunisse artigos que abrangessem desde a Arquitetura Paisagística, até o estudo botânico, passando pelas artes visuais.