Home / Arquitetura Paisagística / [Galeria] Jardim Botânico de Lisboa

[Galeria] Jardim Botânico de Lisboa

Este post é um complemento ao publicado ontem, dia 19 de março, em que apresentamos o Jardim Botânico de Lisboa. Como já foi dito naquele artigo, esse é um dos, senão o mais, importante Jardim Botânico da Cidade. Possui uma coleção exuberante de árvores do mundo todo, destacando-se especialmente pelo número de espécies de palmeiras que conserva a céu aberto (são mais de 29), talvez a maior coleção dentre os botânicos europeus.

Recentemente, uma praga chamada escaravelho-da-palmeira assolou a cidade de Lisboa, colocando em risco centenas de palmeiras em toda a capital, incluindo vários exemplares de Palmeira-das-Canárias (Phoenix canariensis) do Jardim Botânico. Um dos atrativos principais do complexo, e largamente utilizada no paisagismo da cidade, essa espécie é particularmente vulnerável à praga.

Nas imagens abaixo, podem-se ver uma das etapas do tratamento, que consiste na instalação de uma mangueira que alcança o topo da palmeira e que conduz o tratamento químico ou biológico [¹]. 

  Acompanhem mais fotos, na nossa página do Facebook.

Notas e referências

[¹] Mais informações a respeito podem ser encontradas no site Amigos do Botânico.

António Luis Belo Crreia e Fátima Costa. Jardim Botânico – Palmeiras. Lisboa: Museu Nacional de História Natural, 2009.

About Frederico Teixeira Gorski

Frederico Teixeira Gorski é bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Estudou Teatro na Universidade Estadual de Santa Catarina e iniciou seus estudos em paisagismo com a professora Jane Pilotto, no curso Paisagismo Ecológico. Desde a Psicologia, interessou-se pelo estudo do Espaço Urbano. Em 2011, criou a primeira versão do Jardim de Calatéia como blog, com a intenção de transformá-lo em um portal que reunisse artigos que abrangessem desde a Arquitetura Paisagística, até o estudo botânico, passando pelas artes visuais.