Home / Arquitetura Paisagística / Paisagem pelo mundo 7/05-14/05

Paisagem pelo mundo 7/05-14/05

Os destaques da semana mundo afora.



Expecionalmente, vou dar o destaque maior a um site e não a uma publicação atual. A página em questão me foi indicada por meu amigo François Schuerer, arquiteto suiço a quem divulguei o Jardim de Calatéia e de algumas contribuições e sugestões por e-mail, de boas fontes de material para nós. No caso, estou a falar do Mapolis, comunidade de arquitetura na Suiça, que tem um link dedicado a Arquitetura Paisagística. A página sobre Jardins Verticais é apresentada com uma boa reflexão sobre o estado da arte dessa prática. Está claro, o foco é a Arquitetura e, nesse sentido, não há nada ali sobre técnicas alternativas, com foco na reciclagem de materiais etc. A maioria dos projetos tem uma levada “futurista”, alguns mal saíram do papel e estão em construção, como o Bosco Verticale, ao qual já nos referimos aqui.
O Mapolis, além de trazer todos esses projetos, também é uma plataforma interativa. Apesar de estar em Alemão, é possível achar conteúdo em inglês (na verdade, eles mantêm uma revista no idioma), mas o mais importante é que a navegação é muito facilitada e, enquanto eu não escrevinho alguns projetos dali, vocês podem navegar a vontade através das imagens.


Jardim-Guerrilha.

Essa veio através do Urbangardensweb.com. Eu tenho quase certeza que é a segunda vez que leio sobre esse sujeito que anda “cometendo atos ilícitos de jardinagem”, e, se foi o caso, dessa vez as imagens me agradaram um pouco mais.  Seu nome é Steve Wheen, e a “ação” mais recente deu-se em Milão. Ainda nessa semana eu escrevo aqui algo dedicado ao projeto e sobre ele. leia mais.


A agricultura urbana não é uma novidade

Esse texto saiu no SustainableCitiesCollectives.com e dá conta de uma breve história dos movimentos de agricultura urbana na história moderna, da Inglaterra Vitoriana aos dias atuais, passando pelos famosos Kibutz israelenses. Um bom texto pra não ficar preso no modismo e entender algumas das vantagens que a iniciativa acarreta para os grandes e pequenos conglomerados urbanos. leia mais.

Related

About Frederico Gorski

Frederico Teixeira Gorski é bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Estudou Teatro na Universidade Estadual de Santa Catarina e iniciou seus estudos em paisagismo com a professora Jane Pilotto, no curso Paisagismo Ecológico. Desde a Psicologia, interessou-se pelo estudo do Espaço Urbano. Em 2011, criou a primeira versão do Jardim de Calatéia como blog, com a intenção de transformá-lo em um portal que reunisse artigos que abrangessem desde a Arquitetura Paisagística, até o estudo botânico, passando pelas artes visuais.