Home / Arquitetura Paisagística / [Vídeo] Design biofílico

[Vídeo] Design biofílico

O nome design biofílico, ou arquitetura biofílica, ou ainda cidades biofílicas podem até parecer esquisitos, mas quem trabalha com eco-design se não conhece, vai logo se acostumar a ouvir e a usar esses termos. Trata-se não apenas de uma concepção sobre o desenho arquitetônico e urbanístico, mas também uma prática que procura integrar elementos da natureza nos espaços. Mais do que a concepção paisagística de jardins residenciais e parques urbanos, o design biofílico enfoca a integração entre as áreas verdes (residenciais e públicas), e, além disso, a integração entre a vida no interior de um edifício e o fator externo.

Mundo afora, alguns autores tem se dedicado ao assunto. Em nossa pequena biblioteca, consta o livro de Tim Beatley, Biophilic Cities. Ele e outros autores aparecem no documentário Biophilic Design: The architecture of life. O trailer está aí em baixo, por indicação de Ariane Kuhnen, que foi minha professora de Psicologia Ambiental na Faculdade. O vídeo está em inglês, e há mais informações aqui, também em inglês.

About Frederico Teixeira Gorski

Frederico Teixeira Gorski é bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Estudou Teatro na Universidade Estadual de Santa Catarina e iniciou seus estudos em paisagismo com a professora Jane Pilotto, no curso Paisagismo Ecológico. Desde a Psicologia, interessou-se pelo estudo do Espaço Urbano. Em 2011, criou a primeira versão do Jardim de Calatéia como blog, com a intenção de transformá-lo em um portal que reunisse artigos que abrangessem desde a Arquitetura Paisagística, até o estudo botânico, passando pelas artes visuais.