Home / Artes / Arte Botânica / Arte Botânica e Serigrafia de Gene Bauer

Arte Botânica e Serigrafia de Gene Bauer

Gene Bauer | Jardim de Calatéia

Gene Bauer, 85 anos, com a serigrafias ilustrandos as plantas californianas: entre elas a sequoia: Sequoia sempervirens

Serigrafista e amante da botânica, Gene Bauer, 85, teve uma vida dedicada a divulgação das plantas nativas da Califórnia, EUA, onde vivia e trabalhava. Nos anos 70, compilou e editou em 50 livretos informações sobre o habitat e o comportamento de espécies nativas, além de produzir para cada uma um desenho botânico que acompanhava as edições. Seus trabalhos não são exatamente um tipo de ilustração científica, nem ela pretendeu que fosse. Mais do que isso, queria que os membros do Califórnia Gardens Club tivessem sua atenção despertada para essas plantas as quais devotou o trabalho de uma vida.

Em sua propriedade, a artista mantinha um jardim com mais de mil bulbos de narciso amarelo, espalhados pelo extenso e acidentado terreno. Entusiasta das flores amarelas, Gene Bauer abria, durante três meses por ano, o seu jardim para a visitação pública. Em 2010, com 83 anos, ela decidiu fechar o Jardim de Narcisos Amarelos para sempre.

Os trabalhos de Bauer foram recompilados e publicados em livro recentemente. Reconhecimento e compensação pela perda de todos os seus trabalhos e exemplares durante um incêndio que consumiu a casa e parte do jardim, em 1997.

Não apenas as serigrafias, mas também as descrições tinham um cuidado especial. Abaixo traduzo algumas (os nomes em inglês ficam preservados):

Snow Plant (Sarcodes sanguinea) “Toda a planta parece ser de um vermelho brilhante, mas o exame mais cuidadoso, você vê uma varição nas intensidades de vermelho. O tronco parece a cor da pele de bochechas rosadas; o exterior das flores são de uma rosado extremo; e o interior e os lóbulos, um carmesim brilhante. As brácteas que crescem ao redor da flor, são de um vermelho fogo. Até a pequena porção que fica abaixo do solo é vermelha, de um vermelho intenso”.

Purpleleaf plum (Prunus cerasifera Thundercloud”) O nome cai-lhe como uma luva. Como silêncio interrompido por um estrondo de trovão, as folhas abundantes e escuras contrastam com o surpreendente rosado nuvem das flores suaves e ondulantes”.

 Fontes:

Artigo Garden Design

Sobre o livro com a obra de Gene Bauer (LATimes)

About Frederico Teixeira Gorski

Frederico Teixeira Gorski é bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Estudou Teatro na Universidade Estadual de Santa Catarina e iniciou seus estudos em paisagismo com a professora Jane Pilotto, no curso Paisagismo Ecológico. Desde a Psicologia, interessou-se pelo estudo do Espaço Urbano. Em 2011, criou a primeira versão do Jardim de Calatéia como blog, com a intenção de transformá-lo em um portal que reunisse artigos que abrangessem desde a Arquitetura Paisagística, até o estudo botânico, passando pelas artes visuais.