Home / Artes / Design: Artifícios naturais

Design: Artifícios naturais

O Memorial Meyer Filho, em Florianópolis, realizou esse ano uma exposição, divulgada nesse blog, que discutia as visões da natureza na arte e a artificialidade da natureza no discurso da arte. Qualquer coisa do estilo… Anteriormente, foi a professora Nara quem apresentou suas visões sobre o paisagismo ilhéu. Seu trabalho incluía dispositivos como um tapete de grama (ou imitando uma), onde os interessados poderiam usufruir de um comodo pic-nic sem nenhum dos inconvenientes da relva. Lembrei-me disso quando vi a imagem abaixo, de Hong Daode.

O interessante design para uma espreguiçadeira, premiado, aliás, pode servir tanto como uma ironia ao modus vivendis contemporâneo, quanto como uma possibilidade de pensar novas formas de convivência com a natureza. Faça o leitor sua reflexão.

About Frederico Teixeira Gorski

Frederico Teixeira Gorski é bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Estudou Teatro na Universidade Estadual de Santa Catarina e iniciou seus estudos em paisagismo com a professora Jane Pilotto, no curso Paisagismo Ecológico. Desde a Psicologia, interessou-se pelo estudo do Espaço Urbano. Em 2011, criou a primeira versão do Jardim de Calatéia como blog, com a intenção de transformá-lo em um portal que reunisse artigos que abrangessem desde a Arquitetura Paisagística, até o estudo botânico, passando pelas artes visuais.