Home / Artes / As cadeiras de Asif Khan

As cadeiras de Asif Khan

Harvest | Jardim de Calatéia

Harvest, por Asif Khan. O Design Museum propôs ao residente a utilização de plantas do jardim para o desenho da mobília.

Asif Khan produziu essa mobília para uma exposição do Design Museum, de Londres, como parte do programa de residência, em 2010. Consiste num processo de ressecamento de plantas do gênero Gysophilla, que compõe a vegetação do entorno do museu. O método utilizado foi a secagem por congelamento, a fim de extrair toda a água do material. Posteriormente, o artista utilizou posteriormente óleo de linhaça para dar o acabamento e estruturar o material nas mobílias.

A proposta do Design Museum era a utilização de espécies que compunham o entorno e o jardim da instituição. Asif escolheu as Gysophillas por sua capacidade de entrelaçamento. O resultado se assemelha um pouco com aquele da Cadeira de Musgos. Esteticamente interessante, passeia naquela linha tênue que limita tudo o mais com o brega, e não se propõe a ser um modelo concreto para a produção industrial. As imagens abaixo foram retiras da Dezeen.com.

About Frederico Teixeira Gorski

Frederico Teixeira Gorski é bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Estudou Teatro na Universidade Estadual de Santa Catarina e iniciou seus estudos em paisagismo com a professora Jane Pilotto, no curso Paisagismo Ecológico. Desde a Psicologia, interessou-se pelo estudo do Espaço Urbano. Em 2011, criou a primeira versão do Jardim de Calatéia como blog, com a intenção de transformá-lo em um portal que reunisse artigos que abrangessem desde a Arquitetura Paisagística, até o estudo botânico, passando pelas artes visuais.