Home / Artes / Arte Botânica / As gravuras em folhas pelo meio-ambiente de Lorenzo Duran

As gravuras em folhas pelo meio-ambiente de Lorenzo Duran

Já faz algum tempo, publiquei aqui no Jardim de Calatéia algumas imagens de silhuetas esculpidas em folhas secas, pela artista Jenny Lee Fowler.

O trabalho que trago hoje segue a mesma linha, porém é algo mais elaborado e tem uma mensagem ambientalista por trás.

O autor, Lorenzo Duran, é espanhol, nascido em Cáceres e começou a seus trabalhos artísticos utilizando o “óleo sobre tela”. Em 2006, no entanto, ao observar uma lagarta consumindo a folha de uma árvore, pensou que essa seria uma maneira interessante de conectar duas paixões de sua vida: arte e natureza.

Uma vez que a bibliografia disponível escultura em folhas fosse pequena ou difícil de obter, o artista baseou-se no método utilizado no papel e, por tentativa e erro, foi desenvolvendo sua própria técnica. Conforme ele explica em sua página na internet, Lorenzo Duran utiliza um bisturi para remover delicadamente o tecido da planta, valendo-se também de um papel onde o desenho fora previamente feito.

É um trabalho que envolve paciência e muita minúcia e que resulta algo realmente impressionante.

As esculturas abaixo foram encomendadas pela fundação Plant for the Planet. Outros trabalhos do artista podem ser encontrados no site dele.

 

About Frederico Teixeira Gorski

Frederico Teixeira Gorski é bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Estudou Teatro na Universidade Estadual de Santa Catarina e iniciou seus estudos em paisagismo com a professora Jane Pilotto, no curso Paisagismo Ecológico. Desde a Psicologia, interessou-se pelo estudo do Espaço Urbano. Em 2011, criou a primeira versão do Jardim de Calatéia como blog, com a intenção de transformá-lo em um portal que reunisse artigos que abrangessem desde a Arquitetura Paisagística, até o estudo botânico, passando pelas artes visuais.