Home / Artes / Arte e Paisagem / A incrível micro-paisagem dos cogumelos, por Steve Axford

A incrível micro-paisagem dos cogumelos, por Steve Axford

Essas fotografias foram tiradas por Steve Axford, um designer e ex-administrador de sistemas de informação que, na aposentadoria, resolveu dedicar-se a duas de suas paixões: a fotografia e explorar o mundo. Australiano, residente de Nova Gales do Sul, região localizada no sudeste daquele país, Steve tem publicado suas fotografias no Flickr e no Smugmug, onde se pode encontrar inúmeras outras, quem sabe até mais bonitas do que as que selecionei aqui. 

A temática não se resume aos cogumelos, ainda que essas sejam algumas de suas mais fantásticas, justamente por explorar um universo ao qual não estamos acostumados nem vislumbramos existir ou ao menos estar ao nosso alcance. Ainda que do outro lado do mundo. 

De toda forma, o fotografo classifica sua empreitada, com justiça, como ecológica. E refere-se não apenas a descoberta, ao mesmo tempo científica e poética, de uma “flora” toda inexplorada ali no quintal de sua casa. Steve Axford é o guardião de um pequeno resíduo das florestas que habitavam um dia a região em que ele vive. E, como tal, colocou-se a estudar e preservar o local. Segundo ele mesmo afirma, a tarefa foi facilitada pela sua experiência anterior, com computadores: “Ainda que o mundo seja muito mais complexo do que qualquer sistema computacional inventado pelo homem, as regras aprendidas em um, podem ser aplicadas no outro”.

A bela lição aprendida não poderia ter tido um resultado diferente:

About Frederico Teixeira Gorski

Frederico Teixeira Gorski é bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Estudou Teatro na Universidade Estadual de Santa Catarina e iniciou seus estudos em paisagismo com a professora Jane Pilotto, no curso Paisagismo Ecológico. Desde a Psicologia, interessou-se pelo estudo do Espaço Urbano. Em 2011, criou a primeira versão do Jardim de Calatéia como blog, com a intenção de transformá-lo em um portal que reunisse artigos que abrangessem desde a Arquitetura Paisagística, até o estudo botânico, passando pelas artes visuais.