Home / Artes / Arte e Paisagem / Um Jardim de Inferno, por Daniel Murgel.

Um Jardim de Inferno, por Daniel Murgel.

As fotos abaixo fazem parte de obra de Daniel Murgel, indicação de Kamilla Nunes. Intitula-se Jardim de Inferno: controle, violência, resistência.

É interessante notar que, ao valer-se de diversas espécies vegetais, não são elas, necessariamente, que nos remetem ao título do trabalho. Embora utilize-se de cactos, a ênfase não está colocada necessariamente na condição cultural das plantas, nosso imaginário a respeito delas (mandacaru = semi-árido, por exemplo), senão por outros elementos como vasos quebrados etc. Aspectos botânicos, tomados mais pela forma e colorido, também dialogam, sem ficarem restritos a uma ou outra interpretação. Ao observar a obra, pode-se pensar não na reflexão que faz sobre uma paisagem, mas em como pode servir de metáfora ao processo de construir uma.

About Frederico Teixeira Gorski

Frederico Teixeira Gorski é bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Estudou Teatro na Universidade Estadual de Santa Catarina e iniciou seus estudos em paisagismo com a professora Jane Pilotto, no curso Paisagismo Ecológico. Desde a Psicologia, interessou-se pelo estudo do Espaço Urbano. Em 2011, criou a primeira versão do Jardim de Calatéia como blog, com a intenção de transformá-lo em um portal que reunisse artigos que abrangessem desde a Arquitetura Paisagística, até o estudo botânico, passando pelas artes visuais.