Home / Artes / Arte e Paisagem / Um jardim para memórias perdidas

Um jardim para memórias perdidas

jennifer b hudson, memórias

As duas fotografias acima são de Jennifer B. Hudson, uma jovem artista visual americana, cujos trabalhos constantemente giram em torno de temas como o feminismo, as relações pessoais e sociais, entre outros. Ambas fazem parte de uma trabalho ainda inédito, ou talvez de mera investigações em torno de temas como “a memória e a perda da memória”, como afirma a própria artista.

O título para esse post, Jardim para memórias perdidas, portanto, não corresponde ao nome trabalho e sim a uma idéia sugerida pela fotógrafa, e que são perfeitamente condizente e passíveis de serem deduzidos do próprio trabalho. A primeira vez que vi essas duas fotografias foi há quase um ano, através do mindmodernmet.com. Deixei-as guardadas tão fundo no baú dos assuntos a serem abordados nesse Jardim de Calatéia, que só retornei a elas quando estava revisando um velho caderno de anotações.

Quando pesquisei um pouco mais a fundo o trabalho de Jennifer B. Hudson, descobri várias séries que poderiam figurar aqui no site. Jennifer envolve sempre suas figuras humanas em cenários com paisagens e objetos perturbadores. Mas um dos elementos mais representativos de sua meticulosa arte, a meu ver, é a preparação que os modelos recebem. Nessas duas imagens, por exemplo, a postura é absolutamente ambígua. A primeira vista, estão inertes, entregues totalmente ao ser/objeto, que absorve/inunda suas memórias. Por outro lado, a tensão corporal se faz notar em detalhes, como a flexão do pé da moça da imagem a direita, que sugere resistência.

Ao colocar o título de Jardim para memórias perdidas, eu pensava em um tema já discutido algumas vezes por aqui: as relações que podemos criar entre laços afetivos e mnemônicos e o jardim, tanto no sentido terapêutico, como em termos de relações sociais e memórias coletivas. Como essa temática me é muito cara, voltarei a ela mais vezes, quem sabe até através com outros trabalhos de Jennifer B. Hudson.

 

About Frederico Teixeira Gorski

Frederico Teixeira Gorski é bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Estudou Teatro na Universidade Estadual de Santa Catarina e iniciou seus estudos em paisagismo com a professora Jane Pilotto, no curso Paisagismo Ecológico. Desde a Psicologia, interessou-se pelo estudo do Espaço Urbano. Em 2011, criou a primeira versão do Jardim de Calatéia como blog, com a intenção de transformá-lo em um portal que reunisse artigos que abrangessem desde a Arquitetura Paisagística, até o estudo botânico, passando pelas artes visuais.