Home / Eventos / Cursos / [Cursos] Paisagismo Ecológico Avançado, de Jane Pilotto

[Cursos] Paisagismo Ecológico Avançado, de Jane Pilotto

Paisagismo Ecológico, com Jane Pilotto | Jardim de Calatéia

No começo do semestre que passou, nós indicamos aqui o curso de paisagismo ecológico, de Jane Pilotto, módulo básico. Nesse que se inicia, Jane vai ministrar o módulo avançado (clique na imagem para ampliar). Trata-se, ao um só tempo, de uma extensão do curso anterior e de uma especialização em projeto e gestão de áreas públicas e, portanto, tem como público alvo o estudante de arquitetura, ou formado na área, principalmente. Em termos de conteúdo programático, é de altíssimo nível.

Jane Pilotto, além de ministrante, conta com uma equipe de professores talhados no exercícios da profissão, pessoas de excelente nível de conhecimento técnico, como Fabio Klokner, engenheiro agrônomo com quem tive aula no curso básico do ano passado. Além dele, completam o quadro de professores: Rita Frizzo, engenheira florestal e Silvia Monteiro, arquiteta paisagista. A esse staff, soma-se uma abordagem voltada para a melhoria nas relações ambientais, tanto no ambito social, quanto ecológico. O participante do curso não apenas recebe aulas expositivas, como é levado a campo para discutir os conteúdos e, ao final, deve preparar um projeto próprio, a ser apresentado no final do curso.

Jane Pilotto cunhou o termo Paisagismo Ecológico ao longo de uma carreira profissional e acadêmica em que a dicotomia homem-ambiente foi paulatinamente sendo colocada em questão, de modo que a convivência social se tornasse parte dessa prática ecológica e vice-versa.

Assista ao vídeo com entrevista com Jane Pilotto para a Revista Contemporânea, aqui no Jardim de Calatéia.

About Frederico Teixeira Gorski

Frederico Teixeira Gorski é bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Estudou Teatro na Universidade Estadual de Santa Catarina e iniciou seus estudos em paisagismo com a professora Jane Pilotto, no curso Paisagismo Ecológico. Desde a Psicologia, interessou-se pelo estudo do Espaço Urbano. Em 2011, criou a primeira versão do Jardim de Calatéia como blog, com a intenção de transformá-lo em um portal que reunisse artigos que abrangessem desde a Arquitetura Paisagística, até o estudo botânico, passando pelas artes visuais.