Home / Artes / Arte e Paisagem / Para grandes pequenos: Ninhos, espetáculo de dança na natureza

Para grandes pequenos: Ninhos, espetáculo de dança na natureza

divulgacao2

A 7ª edição do Festival Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea – traz a Florianópolis nesta semana, nos dias 22 e 23 de maio, a performance “Ninhos – Performance para Grandes Pequenos” do Balangadança Cia. de São Paulo. Conhecida no cenário nacional por produzir espetáculos voltados para o público infantil, a companhia paulistana vem a Florianópolis com uma proposta que surpreende não apenas por sair do espaço “convencional” da dança, mas por associar dança e ecologia.

Pensado para a exibição em espaços públicos como praças e parques, Ninhos é uma performance que se volta para o universo da criança, mas cuja temática, ao explorar questões como o recolhimento, segurança, afeto, alimento e carinho, extrapola o público alvo. O cenário escolhido, em Florianópolis, é o Parque Ecológico do Córrego Grande.

O cenário, é verdade, só é definido a partir das ações dos dançarinos, que o vão definindo a partir de movimentos que constroem um discurso em torno do ninho, lugar de recolhimento e o mundo a sua volta. Seis tocos de madeira são o ponto de apoio para construção desse universo. Para compor o espetáculo, o grupo utilizou-se da técnica oriental de artes marciais kenpô, cuja técnica baseia-se, segundo a diretora do grupo, Georgia Lengos, no “movimentos dos animais, não apenas a forma física, mas a sua essência”.

No caso deste espetáculo, a companhia aprofundou-se nos movimentos de aves para compor a coreografia, ainda que, segundo eles mesmos, vez ou outra outros animais possam surgir na evolução dos dançarinos. De toda maneira, desde o ponto de partida, os adereços cênicos de onde toda ação e espacialidade vai se construindo, são três os momentos que ensejam a performance: observação, voos e ninho (toque, proteção e alimento).

A partir dessa topografia, o grupo pretende discutir o espaço urbano e a prevalência do mesmo como um lugar de passagem mais do que de estada. Um espaço de contínua transição, em que o reconhecimento do outro, o toque e o afeto são, aparentemente, valores menores. Nos dizeres da diretora Georgia Lengos: “O que é o ninho dentro da cidade? Tanto de um bicho como de uma criança? Existe um espaço de aconchego, recolhimento no espaço urbano? Qual a base/estrutura que uma criança precisa para alçar voo?”.

Ao fazê-lo, o grupo abre uma interessante perspectiva de discussão da paisagem através do corpo.

Trata-se, também, de uma excelente oportunidade de ir aproveitar uma tarde com os pequenos junto à natureza.

Para a composição desse texto foi utilizado esse outro, do site ArteView

Serviço

O quê: Espetáculo “Ninhos”
Quando: 22 e 23/05/2014, 16h
Onde: Parque Ecológico do Córrego Grande (Horto Florestal): rua João Pio Duarte Silva, 535, bairro Córrego Grande, tel.: 3234-3522
Quanto: Gratuito. No local, uma hora antes do espetáculo

Mais informações: http://www.multipladanca.art.br/ 

Sobre o Múltipla Dança

O 7º Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea, contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2013, movimentará Florianópolis entre os dias 20 e 25 de maio. Com o patrocínio da Funarte/Ministério da Cultura, o evento reunirá profissionais de dois países e quatro Estados brasileiros. Realização da Arte Movimenta, o festival ocorrerá em nove locais diferentes de Florianópolis, nos quais serão apresentados sete espetáculos, um internacional e um único de rua, voltado ao público infantil.

Sobre o Parque Ecológico do Córrego Grande

Com uma área de 22 hectares (220 mil m²), o Parque Ecológico do Córrego Grande conta com uma infraestrutura diversificada para oferecer aos visitantes. Funciona todos os dias, das 7 às 18 horas e é dotado de 2 lagos, pista de caminhada (circuito), bancos rústicos, quadra poliesportiva, trilha interpretativa com placas de sinalização e de identificação de cerca de 100 espécies de árvores, play ground, brinquedoteca e espaço cênico com palco para apresentações .

About Frederico Teixeira Gorski

Frederico Teixeira Gorski é bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Estudou Teatro na Universidade Estadual de Santa Catarina e iniciou seus estudos em paisagismo com a professora Jane Pilotto, no curso Paisagismo Ecológico. Desde a Psicologia, interessou-se pelo estudo do Espaço Urbano. Em 2011, criou a primeira versão do Jardim de Calatéia como blog, com a intenção de transformá-lo em um portal que reunisse artigos que abrangessem desde a Arquitetura Paisagística, até o estudo botânico, passando pelas artes visuais.