Home / instagram / Destaques semanais / Destaques de 16/07-21/07 #jardimdecalateia no Instagram

Destaques de 16/07-21/07 #jardimdecalateia no Instagram

Desde a semana passada, o Jardim de Calatéia possui um perfil no instagram, @jardimdecalateia, uma hashtag para que as pessoas enviem suas melhores fotos: #jardimdecalateia. Os destaques são atribuídos diariamente e replicados na rede social através do hashtag #calateiadaily. No fim-de-semana, são atribuídos quatro destaques simultâneos. Nessa semana, foram atribuídos apenas 8 destaques, sendo que uma pessoa quis resguardar o seu direito de não ter sua foto exibida aqui. Direito esse que foi respeitado e, portanto, teremos apenas 6 igers exibindo suas fotografias. São eles:


@patfurquim

Logo que entrei no instagram, iniciei a busca por pessoas interessantes, cujas fotografias tivessem alguma ligação com os temas desse site, a fim de divulgar a hashtag #jardimdecalateia e divulgar a iniciativa de promover uma saudável rotina de destaques temáticos. @patfurquim me chamou a atenção pelo destaque que dava a essa flor, bastante comum em nossa restinga. Já ali, haviam pelo menos umas 4 fotografias com esse tema. A foto que vocês têm a direita levou o primeiro destaque porque desloca a lente da flor para a vegetação de restinga, e revela um olhar voltado para a própria situação da vegetação de restinga. Ao fundo, há uma piteira, espécie de agave invasivo que, se não chega a prejudicar totalmente o desenvolvimento das espécies nativas, tira-lhes espaço.

@patfurquim foi o primeiro destaque, no dia: 18/07


@isoc_c

O iger japonês @isoc_c criou uma hashtag para promover com seus colegas de instagram sua paixão pelo efeito estético da superfície da água. Ele tem outras interessantíssimas fotos no tema. Essa é uma folha de flor de lótus sob a luz da lua. Isoc_c tem ainda outras fotos muito bonitas com a Lótus e foi realmente difícil escolher uma única para o destaque do dia (19/07).

 

 


@joanfour

De Porto Rico, @joanfour fotografou essa Dichorisandra tyrsiflora, ou Gengibre Azul. Trata-se de uma planta nativa da América do Sul e que ocorre no Brasil. Essa iger foi indicada logo que entrei no instagram com o @jardimdecalateia e comecei a segui-la imediatamente. Possui um dos melhores acervos com fotos de flores, com uma sensibilidade única para realçar cada cor das plantas.

 

 


 

@vlfsal

A primeira brasileira a dar o #jardimdecalateia numa foto, e primeira a receber destaque por essa fotografia do Jardim de Monet. Já há algumas semanas, escrevi um artigo sobre o assunto. Mas além do pintor francês, essa foto remete um pouco, para mim, as paisagens de Jian Chong, pintor chinês cujas pinturas vocês podem encontrar aqui.

 

 

 

 


@sirjaret

E por falar em pintores, @sirjaret utilizou um belo efeito para fazer parecer que essas flores são parte de um quadro. Aqui outro iger que lida de forma diferenciada com os recursos que os smartphones disponibilizam hoje em dia.

 

 

 


@gpoet

Essa rendeu a terceira fotografia para a jardinagem. @gpoet tem outras boas fotos em sua galeria no Instacanvas: http://instacanv.as/gpoet

About Frederico Teixeira Gorski

Frederico Teixeira Gorski é bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Estudou Teatro na Universidade Estadual de Santa Catarina e iniciou seus estudos em paisagismo com a professora Jane Pilotto, no curso Paisagismo Ecológico. Desde a Psicologia, interessou-se pelo estudo do Espaço Urbano. Em 2011, criou a primeira versão do Jardim de Calatéia como blog, com a intenção de transformá-lo em um portal que reunisse artigos que abrangessem desde a Arquitetura Paisagística, até o estudo botânico, passando pelas artes visuais.