Home / Jardinagem / Água da Jamaica (Hibiscus Flower Punch)

Água da Jamaica (Hibiscus Flower Punch)

Água da Jamaica. Rum, tequila e hibisco num delicioso drinque. Foto do site Epicurious.

Água da Jamaica. Rum, tequila e hibisco num delicioso drinque. Foto do site Epicurious.

Sabe aquele chá de hibisco que você guarda no tupperwarer? Pois ele também pode virar um delicioso drink. Estamos falando do Hibiscus rosa-sinensis L., embora o chá também possa ser de outra espécie, o H. acetosella. Na verdade, ambas as flores são comestíveis em forma natural, como, aliás, boa parte da família Malvaceae. Sua espécie mais famosa na culinária é o quiabo, certamente, porém os hibiscos também rendem, além do chá, doces e podem ser utilizados na preparação de pratos da mesma maneira que a rosa. 

A receita de hoje é de um drinque a base de rum e tequila. A fonte é o aplicativo BigOven, mas há muitas variações da receita, inclusive na forma de chá gelado. Também há divergências quanto a qual flor a ser utilizada. H. rosa-sinensis e o H. acetosella ambos podem ser utilizados. Porém é muito comum ver essa última sendo vendida como H. sabdariffa, e isso é um erro. Se você realmente tiver um Hibisco dessa espécie, nem pense em comê-lo, pois corre o risco de ficar intoxicado. [EDIÇÃO: quando publiquei o texto, confundi-me com uma informação veiculada na Associação americana de hibiscos. Com efeito, a H. sabdariffa é comestível, porém pode ser tóxica para algumas pessoas, conforme diz o site da associação. Convém ler a advertência lá site. Prometo para breve um artigo especial sobre o assunto].

Bom, a Água da Jamaica, apesar do nome, é uma receita mexicana e se deve ao fato de o hibisco ter naquele país a alcunha de flor da Jamaica. Em inglês, o nome é Hibiscus Ginger Punch, ou Hibiscus Flower Punch, dependendo da maneira como é preparado o drinque, se vai ou não gengibre (pode ser também ginger ale, na versão alcoólica).  

Vamos a receita. Para variações, consulte o excelente blog You grow girl, ou ainda, em português, o cybercook do Terra

Bom fim de expediente a todos.

 

Água da Jamaica
Serves 10
Write a review
Print
Prep Time
45 min
Prep Time
45 min
Ingredients
  1. 44g de flores secas de hibisco
  2. .5 copo de açucar ou a gosto
  3. 3,75 copos de tequila
  4. 1,75 copos de rum
  5. 1,75 copos de xarope para drinks (água e açucar)
  6. 5 limas, limões ou laranjas expremidos em até 2/3 copo
  7. Dez rodelas da fruta para enfeitar
Instructions
  1. Numa panela larga, traga um copo e meio de água para ferver. Coloque as flores numa bacia e derrame a água fervendo sobre elas. Amasse bem as flores com um pilão, depois coe o líquido em uma jarra. Adicione o açúcar e mexa até dissolver bem. Adicione três copos de água gelada e prove para ver se o açúcar é suficiente.
  2. Adicione tequila, rum, o xarope simples e o suco. Mexa até combinar. Sirva em 10 copos com gelo até a metade e decore com uma rodela de limão ou laranja. Se preferir, também pode trazer o cálice da flor para a decoração.
Notes
  1. Lembre-se, se beber não dirija.
Jardim de Calatéia http://jardimdecalateia.com.br/

About Frederico Teixeira Gorski

Frederico Teixeira Gorski é bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Estudou Teatro na Universidade Estadual de Santa Catarina e iniciou seus estudos em paisagismo com a professora Jane Pilotto, no curso Paisagismo Ecológico. Desde a Psicologia, interessou-se pelo estudo do Espaço Urbano. Em 2011, criou a primeira versão do Jardim de Calatéia como blog, com a intenção de transformá-lo em um portal que reunisse artigos que abrangessem desde a Arquitetura Paisagística, até o estudo botânico, passando pelas artes visuais.