Home / Editorial / Jardim Comestível – plantar o que se come, desfrutar do que se planta

Jardim Comestível – plantar o que se come, desfrutar do que se planta

Nossos tomates, colhidos há alguns dias e amadurecidos ao sol.

Nossos tomates, colhidos há alguns dias e amadurecidos ao sol.

Outro espaço que inauguramos há poucos dias do aniversário do Jardim de Calatéia foi o Jardim Comestível. A idéia é levar e receber do leitor receitas de plantas que cultivam(os) e também mostrar que, às vezes, não necessário fazer uma super horta para se ter espécies comestíveis no quintal. Com efeito, muitas das que plantamos são comestíveis e não sabemos.

Salvia tricolor, uma boa opção para o jardim comestível.

Salvia tricolor, uma boa opção para o jardim comestível.

É o caso, por exemplo, do Hibiscus rosa-sinensis L., mas também da Portulaca oleraceae L., do Tropaeolum majus L., a popular capuchinha, de várias espécies de violetas (Viola sp.) entre outras.

Ao mesmo tempo, com um pouco de esforço, é possível combinar hortaliças e ervas de modo a obter um belo efeito estético: Ocimum basilicum L. (Manjericão, alfavaca etc.), Apium sativum L., cebolinhas, salvias, funcho e ainda outras dão vivacidade e colorido, tanto pela folhagem quanto pelas flores, ao jardim.

Nada mais natural. Se há uma estética para a culinária, porque não também uma para a nossa horta? Combinados os dois, o Jardim Comestível é, ao mesmo tempo, encanto para os olhos e música para o paladar. Não se trata de ensinar como plantar, no caso, e sim de sugestões e estímulos culinários para que o leitor sinta o desejo de plantar o que come, e desenvolva seu apetite por aquilo que cultiva. 

O Jardim de Calatéia abre esse espaço a quem amante ou profissional da culinária queira enviar sua receita e ajudar a construir esse espaço. A descrição das plantas fica por nossa conta. Tem uma receita para enviar? Preencha então o formulário abaixo, que entraremos em contato.

 

Não esqueça de preencher o campo “Website”, caso tenha, para que possamos fornecer o link quando publicarmos a receita.

About Frederico Teixeira Gorski

Frederico Teixeira Gorski é bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Estudou Teatro na Universidade Estadual de Santa Catarina e iniciou seus estudos em paisagismo com a professora Jane Pilotto, no curso Paisagismo Ecológico. Desde a Psicologia, interessou-se pelo estudo do Espaço Urbano. Em 2011, criou a primeira versão do Jardim de Calatéia como blog, com a intenção de transformá-lo em um portal que reunisse artigos que abrangessem desde a Arquitetura Paisagística, até o estudo botânico, passando pelas artes visuais.