Home / Tecnologias / iPad e iPhone / Aplicativos de Jardinagem e Paisagismo para iPad (II)

Aplicativos de Jardinagem e Paisagismo para iPad (II)

Continuando o post anterior, vou apresentar aplicativos de jardinagem e paisagismo para o dia-a-dia tanto do jardineiro quanto do pesquisador.

Pesquisa, Utilidades e Ferramentas

 

 

 

Pocket Garden é uma ferramenta útil para se organizar um banco de sementes e controlar a semeadura. Possui 71 categorias e 480 tipos e está sendo constantemente atualizado. Há também uma versão paga, mas não creio que valha muito a pena.

 

 

 

 

Esse eu considero um achado, é ideal para aqueles momentos em que você se apaixona por determinada flor ou folhagem, mas não encontra ela nem no pai dos burros do paisagista, o famoso livro do Instituto Plantarum. De forma até mesmo didática, a pesquisa é feita pelas características da planta: tipo físico (conífera, decídua, perene, trepadeira, etc.), formação da folha no galho, formato da folha (ponta e forma), cor da flor, florescimento, cor do fruto, altura e altitude em que é encontrada. São 7000 espécies cadastradas e o  único porém é que você visualiza uma miniatura da foto, com link para outro aplicativo, o iGarten, encarregado das descrições específicas e fotografias. Ainda assim, valioso, porque apresenta, além do nome popular (em inglês), o científico. O iGarten, por outro lado, é pago, e caro. Ainda não testei, estou esperando uma promoção, ou o próximo mês.

 

 

O gardentopia não passa de uma plataforma de pesquisa de texto, vídeo e imagens exclusiva para a área. É um app que abre uma página de pesquisa para o assunto. Interessante, mas aparenta um bug na pesquisa de vídeo e imagem, justamente o que mais me interessa.

 

 

 

Esse é daquele estilo receita de bolo, mas tem gente que merece. Chama-se Mulch Tools e serve praquele esquema, tipo assim, para de fazer esse “wanna be” de jardim japonês, porque esse cascalho branco dói com essa casa roxa… Sabem? Pois, é. Então, se você já percebeu que seu gosto estético nem sempre cai naquela categoria “razoável”, faça um favor a todos nós e se deixe auxiliar por uma ferramenta te deixa visualizar como a cobertura do solo vai ficar com a cor da casa. E só pra isso que serve.

 

Eis o que encontrei de útil. Deixem sugestões pra irmos discutindo.

About Frederico Teixeira Gorski

Frederico Teixeira Gorski é bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Estudou Teatro na Universidade Estadual de Santa Catarina e iniciou seus estudos em paisagismo com a professora Jane Pilotto, no curso Paisagismo Ecológico. Desde a Psicologia, interessou-se pelo estudo do Espaço Urbano. Em 2011, criou a primeira versão do Jardim de Calatéia como blog, com a intenção de transformá-lo em um portal que reunisse artigos que abrangessem desde a Arquitetura Paisagística, até o estudo botânico, passando pelas artes visuais.